Image

Quais os sintomas e quando buscar ajuda?

Os sintomas mais comuns são similares aos de uma gripe. O vírus pode provocar infecções respiratórias e os quadros variam de leve a moderado, podendo se agravar.

Na maioria dos casos, a doença se assemelha a um resfriado comum, com sintomas que já conhecemos, como febre, tosse, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e nariz escorrendo. Além disso, há alteração no paladar, com dificuldade para diferenciar gostos doces e salgados; e no olfato, deixando de sentir odores.
 

Na forma grave, que acomete parte dos infectados, há uma piora no quadro respiratório, com desenvolvimento de pneumonia, podendo levar à insuficiência respiratória.
Informativo sobre isolamento domiciliar

Onde procurar ajuda:

Image

Quadro gripal comum

Se a pessoa está em casa com quadro gripal comum é importante que permaneça em casa. Ainda assim, a Prefeitura disponibiliza Unidades de Saúde e a carreta Saúde em Movimento, para que a população evite ir aos hospitais.

Carreta Saúde em Movimento

Disponibilização de carreta com três consultórios e tenda para atendimento de todos os casos de síndrome gripal na Rua Saldanha Marinho, ao lado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, funcionando 24 horas por dia.

Telemedicina: 0800 9418543

Em caso de dúvidas, ligue para a Telemedicina, serviço de orientação médica aos moradores: 0800 9418543.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão destacadas para atendimentos em livre demanda, especialmente síndromes gripais – os agendamentos estão suspensos.

Confira lista completa das UBSs
Image

Suspeita de coronavírus

Em caso de suspetia de coronavírus, é importante mater a calma e ter atenção aos sintomas.

Programa de Testagem Domiciliar

A Prefeitura, em parceria com a USCS e a USP, criou o Programa de Testagem Domiciliar.

Moradores com sintomas como febre, tosse e coriza têm à disposição o Disque Coronavírus (0800 774 4002) e o hotsite coronasaocaetano.org. Após cadastro,  alunos do 5º e do 6º anos de Medicina da USCS fazem contato com a pessoa para identificar estado clínico e sintomas.

Caso haja suspeita de contaminação por covid-19, equipe irá até a casa da pessoa com um kit para a autocoleta de material para o exame, que é encaminhado para o Instituto de Medicina Tropical, da USP. O resultado sai em 48 horas, com o paciente monitorado neste período.

Pronto Socorro

Procure um pronto socorro se apresentar cansaço ou mal-estar intenso, falta de ar, respiração curta, dificuldade para respirar, sonolência ou se é do grupo de risco - tudo isso aliado aos sintomas comuns de febre, dor de garganta, nariz escorrendo, nariz entupido.