O que é o
coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na cidade de Wuhan, na China. Os primeiros relatos indicavam uma doença que rapidamente infectava as pessoas, tornando-se uma pneumonia. Em janeiro, o país anunciou as primeiras mortes e, desde então, houve um crescimento desenfreado de pessoas infectadas, atingindo quase todos os continentes. 

Em pouco tempo, foram mais de 1,1 milhão infectados em 114 nações e mais de 62 mil mortes, fazendo com que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarasse que o mundo vivia uma pandemia do Sars-Cov2.
A declaração serviu de alerta para que todos os países, sem exceção, adotassem ações para contar a disseminação do vírus. 

No final de fevereiro, foi oficialmente anunciado o primeiro caso no Brasil. Nos primeiros dias de abril, eram mais de 11 mil infectados, em todos os estados, e 487 mortes. Já no fim de fevereiro, a Prefeitura de São Caetano começou a se preparar, estabelecendo medidas de prevenção ao contágio, suspendendo eventos públicos, encerrando temporariamente as atividades com a terceira idade, suspendendo atividades escolares, afastando funcionários com mais de 60 anos ou do grupo de risco, entre outras ações. Diariamente a Prefeitura passou a emitir boletins oficiais, com casos confirmados e notificados, que você pode consultar aqui ou nos canais oficiais (siteFacebook e Instagram).

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes às de um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre.

Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.
Image
mais de 1 milhão de infectados

mais de

8,9 milhões

infectados

mais de 62 mil mortos

mais de

466 mil

mortos

mais de 114 nações

mais de

114

nações

Boletins oficiais:

Clique nos boletins para ver o documento completo

Boletins oficiais:

Clique nos boletins para ver
o documento completo