Dicas gerais de prevenção

ATENÇÃO: As dicas abaixo devem ser sempre seguidas para prevenção do contágio
Image

Fique em casa

Evite sair de casa caso não seja extremamente necessário.
Image

Evite aglomerações

Evite aglomerações como filas, estabelecimentos cheios ou lugares com muitas pessoas ao mesmo tempo.
Image

Mantenha distância

Mantenha, pelo menos, 1,5m de distância para outras pessoas.
Image

Lave as mãos

Sempre lave bem as mãos com água, sabão ou utilize álcool gel 70%.
Image

Nunca toque

Nunca toque olhos, nariz ou boca sem estar com as mãos devidamente higienizadas.
Image

Use máscara

Se precisar sair, utilize máscaras de pano (deixe as máscaras hospitalares somente para uso dos profissionais de saúde).
Image

Evite toques

Evite cumprimentar, abraçar ou beijar as pessoas.
Image

Cuidado ao espirrar

Ao espirrar ou tossir, utilize a parte interna do braço ou utilize papel descartável.
Informativo sobre prevenção em condomínios

Agora, o uso de máscaras é obrigatório! Veja dicas e recomendações:

Atenção! A partir de agora quem precisar sair de casa deverá utilizar máscaras. O decreto número 11.539 determina uso obrigatório de máscaras estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, e dentro de táxis e transportes por aplicativos. Siga as orientações sobre como utilizar, lavar e esterilizar as máscaras.
Informativo sobre prevenção em prédios comerciais
Image

Em casa

Mantenha os ambientes abertos e bem ventilados, não compartilhe objetos pessoais (talheres, pratos, toalhas, copos), lave com frequência as mãos com água e sabão; higienize superfícies, maçanetas e objetos de uso comum com desinfetantes ou álcool 70%.

Ao tossir ou espirrar cubra a boca com o antebraço. Nos elevadores não entre se houver três pessoas ou mais, e evite encostar nas paredes e espelhos. Após tocar botões ou portas, higienize imediatamente as mãos com água e sabão ou álcool gel.
Image

No transporte público

O estacionamento rotativo está liberado durante a pandemia. Caso o uso do transporte público seja urgente e necessário, recomenda-se evitar tocar em corrimãos e outras superfícies. Abra as janelas, procure não conversar com ninguém e, ao sair, higienize as mãos imediatamente. Nos transportes por aplicativos, abra as janelas e procure não tocar em superfícies.
Image

No trabalho

Muitas empresas adotaram o home office, flexibilizando a permanência do funcionário em ambiente fechado. Funcionários com sintomas gripais devem ser orientados a ficar em casa; a equipe deve ser orientada a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel; informativos devem ser colocados em locais visíveis e na intranet; lenços e álcool gel disponibilizados aos funcionários, que devem permanecer a uma distância de, pelo menos, um metro, dos colegas de trabalho. Também é fundamental manter as superfícies tocadas (como bancada de trabalho, teclado e mouse, maçanetas, entre outros) sempre limpas.